quinta-feira, 24 de março de 2011

Saúde é Importante

24 de Março - Dia Mundial da Tuberculose

O Dia Mundial da TB foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.

No Brasil, a Portaria GM/MS Nº 2181, de 21 de novembro de 2001 transformou esta data no início da Semana Nacional de Mobilização e Combate à Tuberculose que vai até o dia 28 de Março. O dia 17 de Novembro também é referenciado para TB como data de mobilização nacional, estadual e local.

STOP TB
O StopTB é um movimento global, conduzido pela OMS junto com outros organismos internacionais, para acelerar, social e politicamente as ações de controle da tuberculose no mundo. Tem sua principal ênfase na expansão da adoção da estratégia do Tratamento Supervisionado (DOTS) única estratégia comprovadamente eficaz para o controle da doença, que após 10 anos da declaração pela OMS da tuberculose em "estado de emergência mundial" já tratou e curou mais de 10 milhões de pacientes. Apesar disso, nunca antes morreram tantas pessoas por tuberculose como morrem hoje. É um grande risco principalmente para pacientes co-infectados com HIV e nunca um "estado de emergência mundial" se manteve durante tanto tempo, como o da tuberculose, que ainda mantém-se.

O objetivo destas ações é conseguir alcançar em 2005 a meta de detecção de 70% e cura de 85% dos casos de TB. Em 2010 deseja-se reduzir pela metade as taxas de morbidade e mortalidade, com base em 2000. Em 2020, evitar 25 milhões de mortes de tuberculose e prevenir 50 milhões de casos. E em 2050 diminuir a incidência para 1 caso por cada 1.000.000 de habitantes, eliminando a doença como problema de saúde pública.

Anualmente o movimento StopTB cria o tema da campanha do Dia Mundial de Controle da Tuberculose. Em 2004 o tema é: "CONTROLE A TUBERCULOSE - CADA ESFORÇO CONTA!!!" No segundo semestre, nova ênfase será dada ao tema: "Vencendo o Estigma!!!".
A discriminação contra pessoas com tuberculose é uma violação dos seus direitos humanos. Pessoas com tuberculose precisam se conscientizar que a tuberculose é curável e que o tratamento é gratuito.

Controle da Tuberculose - O Desafio
No mundo, mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. A cada dia mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem com este agravo. Vinte e dois países respondem por 80% dos casos. Como complicantes existem a co-infecção com o vírus do HIV (que aumenta o risco de adoecer e morrer) e o problema da resistência medicamentosa (TB-MDR), que é muito mais cara e mais difícil de tratar e vem se espalhando em mais de 20 países.

No Brasil a situação persiste também grave, com 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. A pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para que o agravo se dissemine e se transforme em doença. Apenas alcançando as metas de detecção de no mínimo 70% dos casos de tuberculose e cura de 85% destes casos é que o controle da doença realmente se dará e suas taxas começarão a diminuir gradativamente em 5% ao ano.
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando os esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um importante e grave problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes, exigindo dos governos ação firme e articulada para o seu controle, com a adoção da estratégia de tratamento como forma de aumentar a detecção de casos, de assegurar a cura de todos os doentes, de reduzir o abandono do tratamento e - evitar o aumento da chamada resistência medicamentosa, risco que tem aumentado em todo o mundo.
Objetivos:
Os objetivos da campanha do Dia da Tuberculose 2003 são:
- Educar o publico em geral a reconhecer os sintomas e o tratamento para TB;
-encorajar os sintomáticos a realizarem o exame diagnóstico para confirmação da tuberculose (baciloscopia) principalmente em unidades com tratamento supervisionado;
- persuadir pessoas a completar totalmente o tratamento, de preferência o supervisionado;
- comprometer todos os gestores de saúde na expansão da estratégia do tratamento supervisionado (DOTS).

Paralela à campanha de mobilização para aumentar as taxas de detecção e cura e diminuir o índice de abandono, deve ocorrer a conscientização dos gestores locais da necessidade de expansão do Programa de Tuberculose e da adoção da estratégia de tratamento supervisionado (DOTS) dentro das unidades básicas de saúde, tudo isso com apoio garantido das esferas estaduais e federal.
Sugestões de mobilização:
A mobilização que ocorre no Dia Mundial para o Controle da Tuberculose é apenas o ponto inicial de uma campanha que deve se seguir durante todo o ano, tanto no nível nacional como nos estaduais e locais. A seguir listamos algumas sugestões de atividades para estados e municípios:

1. Agendamento de entrevistas durante toda a Semana Nacional nas rádios e/ou TV locais com profissionais do PCT falando sobre a Tuberculose, o Tratamento Supervisionado e a cura da doença

2. Elaboração de um concurso de pôsteres - desenhos representando a TB para crianças nas escolas, com premiação para os 3 primeiros lugares

3. Realização de jornada de Educação em Saúde nas escolas, igrejas e comunidade, abordando a TB, o tratamento supervisionado e a cura
4. Realização de caminhadas no Dia Nacional para chamamento e difusão de informações sobre o controle da tuberculose convocando a população, os profissionais de saúde, agentes de saúde com realização de café da manhã e/ou distribuição de folders e/ou participação de artistas locais
5. Coleta de alimentos e roupas em estabelecimentos, empresas locais ou na própria comunidade para a confecção de cestas para os pacientes que estão sendo tratados com tuberculose em situação de carência
6. Organização de evento político local para sensibilização dos gestores locais - vereadores, deputados estaduais, prefeitos e demais secretários
7. Realização de mini-conferências nas salas de espera das unidades de saúde sobre Tuberculose, o Tratamento Supervisionado e a cura.
8. Realização de mini-conferências nas unidades de saúde para sensibilizar profissionais de saúde sobre Tuberculose, sua detecção, o Tratamento Supervisionado e a cura
9. Convocação de todos os profissionais de saúde das unidades locais para a realização de um "dia/semana" de identificação dos sintomáticos respiratórios com coleta de escarro e agendamento para consulta de todos os usuários que buscam as unidades. A idéia é transformar essa ação numa rotina do serviço de saúde.
Qualquer dúvida ou esclarecimentos contactar a Área Técnica de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde pelo telefone (61)226-2862 (ATPS) ou e-mail tuberculose@saude.gov.br. Aos interessados segue o endereço eletrônico da STOPTB referente ao Dia Mundial de Controle da Tuberculose http://www.stoptb.org/world.tb.day/default.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário